quinta-feira, 16 de julho de 2015

A criança é leve, liberta, solta, sincera, vive de maneira desimpedida. O adulto é o contrário. O que podemos fazer para conciliar um adulto responsável e a leveza da infância?

Texto publicado na página Godoy Studio Hair - https://www.facebook.com/godoystudiohair


Olá leitores. Como estão?

Na coluna anterior abordei a importância e a necessidade da brincadeira para nossas crianças. Neste mês quero conversar sobre como manter as características da infância na fase adulta.

Por definição adulto é “que ou o que atingiu o máximo do seu crescimento e a plenitude das suas funções biológicas”. Socialmente, ser adulto é tornar-se capaz de tomar decisões por si próprio e responder por elas seja no aspecto jurídico, financeiro e/ou emocional.

Aprendemos que um adulto é alguém sério, responsável, disciplinado, que trabalha muito, que ganha dinheiro, enfim, que vive para cumprir obrigações e que sua realização depende disto.

Mas o que isto significa?

Ao crescermos vamos abandonando um modo de agir “irresponsável” da criança e adquirindo a aptidão de comprometimento pelos nossos atos para sermos aceitos no “mundo dos adultos”.

A criança é leve, liberta, solta, sincera, vive de maneira desimpedida. O adulto é o contrário.
O que podemos fazer para conciliar um adulto responsável e a leveza da infância? Não nos deixarmos dominar pelas representações sociais e culturais – que, muitas vezes, determinam o nosso modo de ser – e nos permitirmos ser o que somos.

A saúde psicológica é o equilíbrio entre o que já vivemos e o que descobrimos a nosso respeito na infância, com o que vamos adquirir nas próximas fases da vida, isto é, integrando ao nosso ser o que experimentamos em nossa vida.

Uma maneira de resgatarmos nossa infância é através da brincadeira. Procurando adquirir este bem estar sugiro que incorporemos à nossa rotina, sempre que possível, a brincadeira, que além de relaxar, também proporciona aos adultos seu desenvolvimento cognitivo e expansão da criatividade.

Quero propor um desafio: que você brinque como quando era criança; divirta-se como nos velhos tempos e sinta a experiência de reviver a sua leveza. 

Para finalizar nossa conversa vamos refletir o que nos disse Simone de Beauvoir “O que é um adulto? Uma criança de idade.”

Até o próximo mês!

Abraços,
Rose

Revisão: Regiane da Silva Santos

Blog: http://traduzosuaideia.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário