terça-feira, 15 de março de 2016

Ao falarmos de decepção estamos nos referindo ao anseio que é depositado em realizar algo mas, que por muitas vezes, não se concretiza

Texto publicado na página Godoy Studio Hair - https://www.facebook.com/godoystudiohair


Olá leitores

Como estão?

Neste mês vamos discutir sobre um sentimento que permeia nossas relações: a decepção.

É claro que vocês já passaram pela experiência de se sentirem decepcionados, seja com pessoas, situações, momentos de vida, enfim, das mais diversas maneiras. É muito comum, em meu consultório, relatos de como é dolorido se decepcionar, principalmente, com aquelas pessoas por quem temos algum afeto.

O que é decepção? É quando temos uma expectativa, geralmente alta, perante algo ou alguém, que não é correspondida e que culmina gerando uma desilusão ou desconforto. Isso significa que a decepção está intimamente relacionada à forma ou leitura que fazemos dos fatos/pessoas e o que esperamos destes, como acreditamos ou aguardamos que este outro nos traga algum bem estar ou beneficio. Ao falarmos de decepção estamos nos referindo ao anseio que é depositado em realizar algo mas, que por muitas razões, não se concretiza. Portanto, quanto maior a expectativa poderá ser ainda maior a decepção.

Além disso, existem casos onde há cobranças ou exigências, de que a outra parte atenda à aquilo que lhe foi pedido ou solicitado, sem que este possa negar-se a fazê-lo.

Cabe aqui diferenciar decepção de frustração, pois esta diz respeito à uma necessidade que possuímos mas que não é saciada (por exemplo, termos sede e não satisfazê-la), quer dizer, isto é vital ao nosso bom funcionamento e tem um papel diferente. Sentir-se frustrado nos auxilia a buscar novas maneiras e/ou ajustes de como sanar nossas necessidades, porque, nem sempre, elas estarão ao nosso alcance de forma acessível, isto é, é um grande motivador à nossa evolução.

E por que criamos tantas expectativas? Talvez porque queremos que os outros sejam como nós, se comportem como nós, pensem como nós, isto é, só é aceito aquilo que for semelhante ou igual e o contrário disto é rejeitado. A expectativa é aquilo que é esperado ou desejado ao outro, mas que nos satisfaça integralmente. O que esperamos que façam por nós, que não conseguimos sozinhos? Ou, porque esperamos que corresponda totalmente por aquilo que pensamos sobre ele? Será que somos aptos a entender ou compreender o outro por completo a ponto de saber tudo sobre este?

É fundamental que vivenciemos a decepção porque através disto seremos capazes de perceber o quanto transferimos ao outro algo que nos é tão importante e também nos ajudará a compreender como estabelecemos nosso contato com as pessoas, quer dizer, o quanto conhecemos com quem estamos nos relacionando e o quanto podemos contar ou esperar destas, já que a confiança é um bem adquirido e conquistado dentro de uma relação.

Até o próximo mês.

Abraços,
Rose


Revisão: Regiane da Silva Santos
Blog: http://traduzosuaideia.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário